quinta-feira, 30 de abril de 2020

O PREPARO DE UMA MENSAGEM BÍBLICA



Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; Lucas 1.1-3

Introdução

         O preparo de uma mensagem bíblica, requer tempo, esforço e dedicação, o apóstolo Paulo escreveu aos Romanos dizendo: “...se é ensinar, haja dedicação ao ensino”, em outra versão: “Esmere-se no faze-lo” (Ro 12.7).
Todo bom expositor da Bíblia Sagrada, precisa entender, que para pregar o Evangelho de maneira eficaz, se faz necessário nutrir uma intima comunhão com a Bíblia e com o Seu autor, sabendo que, ao estudar as Sagradas Escrituras, ele pode contar com a gloriosa promessa: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. ” (Jo 14.26).
Além dos requisitos espirituais, requer-se do pregador, dois tipos de preparo, “O geral e o específico”, o preparo geral, diz respeito ao conhecimento do orador sobre o público que ele quer alcançar, enquanto que, o preparo específico trata diretamente do assunto, e do objetivo a ser alcançado com a exposição da mensagem.
Antes de começar a pesquisa propriamente dita, o pregador deve escolher o estilo de mensagem e o método que ele pretende usar.


Ø  TRÊS PASSOS PARA O PREPARO DE UMA MENSAGEM BÍBLICA

1.   AGRUPAR TODO O MATERIAL - Faça uma pesquisa minuciosa sobre o assunto, em todo o material que está à sua disposição: Livros, Dicionários, Enciclopédias, Concordâncias e Comentários. Sempre é bom coletar mais material do que você pretende usar.

2.   FORMULAR E ANOTAR O OBJETIVO ESPECÍFICO – Crie o hábito de fazer anotações das suas pesquisas, pois a nossa memória é traiçoeira. O pregador, assim como o poeta ou compositor, deve sempre ter em mãos uma caderneta de anotações, porque a inspiração pode vir a qualquer momento.

3.   REUNA O MATERIAL DE PESQUISA – Faça uma revisão geral no seu material de pesquisa, e especificamente nas suas anotações, pois, à medida que você consulta estas fontes, surgem novas ideias na sua mente.

CONCLUSÃO

         Após seguir estes passos, agora é só montar o seu esboço, e orar, para que o Espirito Santo de Deus, ti faça alcançar os objetivos pré-estabelecidos, e trazer a devida edificação para aqueles que ti ouvem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa de Visitantes