quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Biografia de Savonarola


Viveu na Itália de 1452 a 1498 e foi reconhecido mais tarde como o precursor da Grande Reforma protestante.
Na escola, quando se preparava para se tornar um médico seguindo os passos de seu avô, deparou-se com os estudos de Platão e Aristóteles, que geraram nele uma alma sedenta pela espiritualidade.
Quando ainda menino, tinha o costume de orar e, ao crescer, seu ardor em orar e jejuar foi aumentando significativamente. A decadência da igreja, o luxo e a ostentação dos ricos em contraste com a miséria vivida pelos pobres, magoavam-lhe profundamente o coração.
Ainda jovem Deus começou a falar-lhe através de visões e, após uma desilusão amorosa, abandonou para sempre a idéia de se casar optando por abraçar a vida monástica em Bolonha.
No convento, destacava-se por sua postura humilde, dispondo-se a serviços de cozinha e horta, sendo também reconhecido por todos naquele lugar pela sinceridade e obediência, quando foi apontado para lecionar filosofia, atividade que exerceu até sua saída daquele mosteiro após sete anos de serviço ali.
Depois disso, foi transferido para Florença, no convento de São Marcos, lugar onde sofreu grande decepção ao ver que o povo florentino era tão depravado como o dos demais lugares que conheceu.
Certo dia, ao dirigir-se a uma feira, teve, repentinamente, uma visão dos céus abertos por onde passavam perante seus olhos todas as calamidades que sobrevirão à Igreja. Então, ouviu uma voz do céu lhe ordenando anunciar aquelas coisas ao povo. Sob uma nova unção do Espírito, sua mensagem de condenação ao pecado era tão impetuosa que muitos dos ouvintes saíam atordoados, mudos pelas ruas. Durante seus sermões homens e mulheres de todas as idades e classes rompiam em choro arrependido. Freqüentemente ao orar, caía em êxtase e chegava a ficar cindo horas imóvel sobre o púlpito em visões de Deus.
Savonarola profetizou que o corrupto regente de Florença, chamado Lorenzo, o papa e o rei de Nápoles morreriam dentro do período de um ano e assim sucedeu.
Pela franqueza em sua luta contra as injustiças praticadas por muitos dentro do âmbito da própria igreja, Savonarola acabou sendo excomungado pelo papa e queimado em praça pública.
Por sua entrega aos sonhos de Deus, deixando-se levar totalmente pela direção do Espírito em sua obra como agente precursor da Grande Reforma, transformando assim a história da Igreja de Jesus, devolvendo-a aos eixos da vontade do Espírito Santo, temos a emoção de registrar a vida de Jerônimo Savonarola no Wall os Fame dos reparadores de brechas da história da Igreja.
(P.s.: Extraído do livro Heróis da Fé, de Orlando Boyer – Editora CPAD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa de Visitantes