terça-feira, 3 de julho de 2018

EBENÉZER - Até Aqui Nos Ajudou o Senhor - Pr. Jonas Freitas



Até aqui nos Ajudou o Senhor
1 Sm 7.12



Introdução

Samuel significa “Pedido a Deus” “Ouvido por Deus”
Samuel morava em Rama e uma vez por ano ele supervisionava o seu território Betel, Gilgal e Mispa (1 Sm 7.1517)
Samuel – Exerce a Autoridade de juiz, vinte anos depois, ouve um avivamento Nacional genuíno (V. 2). As imagens de baal e astarote, deuses cananeus da fertilidade, foram destruídas. E Samuel, juiz e líder religioso no lugar de Eli, liderou o povo a um ato de arrependimento e purificação.
Logo veio a provação: os filisteus estavam avançando e Deus usou a ocasião para demonstrar a Israel o que Ele faria por um povo que tivesse fé Nele. Israel só precisou terminar o serviço. O nome do lugar onde anteriormente haviam sido derrotados. (V. 4.1 Mispa sig. “Visível” ou “torre de vigia” ou ainda “Fonte do juízo”.) foi escolhido para marcar a presente vitória (V. 12) a ajuda de Deus tornou possível a essa dramática reviravolta.
Os filisteus haviam escravizado o povo de Israel durante um período de quarenta anos e parece haver terminado nos dias de Samuel.

I.  O QUE TROUXE O AVIVAMENTO?
a)     Uma mãe que orava, cap 1. b) um povo castigado, cap 1. c) um profeta fiel cap 2

EBENEZER (sig. Pedra de ajuda ou auxílio)

II. EBENEZER TESTIFICA: 1 Sl 7.9-12
1.     Da redenção pelo sangue – v. 9 a. então tomou Samuel um cordeiro que ainda mamava e sacrificou inteiro em holocausto ao Senhor:
2.     Da oração respondida- v. 9b. e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvido.
3.     Da vitória sobre o inimigo poderoso, v.10 a. e sucedeu, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram a peleja contra Israel. Ap 12.10,11
4.     Da fidelidade de Deus, v. 10b. e trovejou o Senhor aquele dia com grande trovoada sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel.
5- Também da gratidão dos libertos, v.12. Então, tomou Samuel uma pedra, e após entre Mispa e Sem, e chamou o seu nome EBENEZER, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa de Visitantes