segunda-feira, 28 de março de 2011

COMEMORANDO O DIA DA ESCOLA DOMINICAL (Recitativo - Dramatização - Jogral - Homenagem aos professores)





COMEMORANDO O DIA DA ESCOLA DOMINICAL
(Recitativo - Dramatização - Jogral - Homenagem aos professores)

SÍNTESE HISTÓRICA
As origens da Escola Dominical remontam aos tempos bíblicos quando 
o Senhor ordenou ao seu povo Israel que ensinasse a Lei de geração 
a geração. Dessa forma a história do ensino bíblico descortina-se a 
partir dos dias de Moisés, passando pelos tempos dos reis, dos 
sacerdotes e dos profetas, de Esdras, do ministério terreno do 
Senhor Jesus e da Primitiva Igreja. Não fossem esses inícios tão 
longínquos, não teríamos hoje a Escola Dominical.
A Escola Dominical do nosso tempo nasceu da visão de um homem 
que, compadecido com as crianças de sua cidade, quis dar-lhes 
um novo e promissor horizonte. Como ficar insensível ante a 
situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo, perambulavam 
pelas ruas de Gloucester? Nesta Cidade, localizada no Sul da 
Inglaterra, a delinqüência infantil era um problema que parecia
insolúvel.
Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se 
sempre envolvidos nos piores delitos.
É nesse momento tão difícil que o jornalista episcopal Robert Raikes 
entra em ação. Tinha ele 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar 
os pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos 
para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso,
 ministrava-lhes Raikes várias matérias seculares: matemática, 
história e a língua materna - o inglês. Não demorou muito, e a 
escola de Raikes já era bem popular. Entretanto, a oposição não 
tardou a chegar. Muitos eram os que o acusavam de estar quebrando 
o domingo. Onde já se viu comprometer o dia do Senhor com esses 
moleques? Será que o Sr. Raikes não sabe que o domingo existe para 
ser consagrado a Deus?
Robert Raikes sabia-o muito bem. Ele também sabia que Deus é adorado 
através de nosso trabalho amoroso incondicional.
Embora haja começado a trabalhar em 1930, foi somente em 1783, 
após três anos de oração, observações e experimentos, que Robert 
Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra pioneira. Então, no 
dia três de novembro de 1783, Raikes publica, em seu jornal, o que 
Deus operara e continuava a operar na vida daqueles meninos de 
Gloucester.
HISTÓRIA DA ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL
Os missionários escoceses Robert e Sara Kalley são considerados os 
fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, 
na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a 
primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não 
era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi 
suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares 
mais retirados de nosso país. Hoje, no local onde funcionou a primeira 
Escola Dominical do Brasil, ainda é possível ver o memorial que registra 
este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
O primeiro trabalho promovido pela Igreja Presbiteriana em nosso país, 
em língua portuguesa, foi a Escola Dominical. Isso aconteceu no Rio 
de Janeiro, no dia 22 de abril de 1862. A escola foi dirigida pelo Rev 
Ashebell Green Simonton, missionário presbiteriano.
A Escola Dominical é o principal instrumento de evangelização e instrução.
 Geralmente, ela nasce antes da Igreja, e o seu rol de alunos é, 
quase sempre, maior do que o rol de membros da Igreja. Sem ela 
seria muito difícil levar o evangelho até os confins da terra.
O terceiro domingo de setembro foi a data reservada pela Igreja 
Presbiteriana para a comemoração do Dia da Escola Dominical.


Escola Dominical
..............................(Wally Alves Fernandes)

Há uma Escola bendita

Onde se aprende a verdade,
Traz a mensagem inaudita Da graça e da liberdade. Nesta Escola
conhecemos
O que fizeram os heróis, Cujas vidas bem sabemos
São para nós qual faróis.
Vidas como a de Sansão, De Moisés e
de Josué,
Que nos falam ao coração E nos incitam à fé. Uma
história tão bonita
É a do jovem Daniel, De Ruth, a moabita E
do justo irmão Abel.
Também temos a história Do puro e manso
José,
Cujo exemplo, na memória, Nos mantém sempre em pé.
Uma vida bem formada,
Sempre nela se advinha De Dorcas, a
bem-amada
E de Ester, a rainha. Vidas assim consagradas
Para a Deus Pai servir.
Muitas mais nos são mostradas, São
 exemplos a seguir.
Nesta Escola assim se aprende A Jesus a
gente amar,
Quem não vem se arrepende, A Deus não vai
agradar.
Esta Escola benfazeja, De valor tão sem igual, Vive
aqui bem nesta Igreja,
É a Escola Dominical!





“Por favor, paizinho, vamos!”

..........................(Autor desconhecido)

- Poesia para ser dramatizada -
Personagens: narrador; pai jovem e criança; pai mais idoso 
e filha jovem não-crente

Uma garotinha de olhos cintilantes,

Rostinho alegre, olhar resplandecente, Assim falou: “Paizinho, vamos 
agora, Lá de Jesus, o amor eles ensinam, De como ele morreu por todos 
Os que o buscam”.Ah! Diz o pai: “Não... hoje, não, Pois trabalhei toda a 
semana
Vou até ao rio pescar.Lá eu repouso e posso descansar, A pesca é
agradável, todos afirmam.
Vá saindo! e não me aborreça, Iremos à
 igreja outro dia!”
Meses e anos, afinal se foram E o papai não mais
ouviu o apelo:
“Vamos à Escola Dominical!”..........Os dias da Infância
se passaram.
Agora que o pai envelhecera, E que da vida o fim se
aproxima,
Tempo ele encontra para à Igreja ir, Porém a filha, ao seu
convite, diz:
“Não... hoje, não, papai! Fiquei insone quase toda a noite,
Recuperar eu devo, um pouco, o sono...
Demais o meu semblante
 assusta...”
Então, o pai para enxugar as lágrimas, A trêmula mão
 levanta,
E relembrando os tempos que se foram, Distintamente,
parece ouvir a suplicante voz
E ver da criancinha o rosto
 resplandecente
Para si voltado, com cintilante olhar,
a lhe dizer:
“Está na hora da Escola Dominical, não queres ir, papai?”


APRESENTANDO MINHA ESCOLA(jogral por uma criança,
um jovem e um adulto)
.........................Rev Thiago Rodrigues Rocha
TODOS

Senhores: apresentamos
uma escola original.
É o nome que lhe damos:
Escola Dominical.

CRIANÇA


Eu gosto dela, vos digo,
pois me trata com atenção.
Lá, todo mundo é amigo
e aprende boa lição.

JOVEM


Eu encontro companheiros
e ensino pra minha idade.
São os mestres conselheiros,
que nos guiam à verdade.

ADULTO


Tenho também bom proveito
para a mente , o coração.
Lá aprendo o que é direito,
e conduz à boa ação.

CRIANÇA


Minha classe de criança,
adequada à minha mente,
tem lição conveniente,
por isso nunca me cansa.

JOVEM


Na classe da mocidade,
a mente não tem algemas.
Tenho toda a liberdade
de discutir meus problemas.
ADULTO

Na minha classe de adulto,
homem iletrado ou culto,
qualquer um tem permissão
de discutir a lição.

CRIANÇA


Vou nessa escola aprendendo,
com gosto, com alegria,
como poderei, crescendo,
ser um bom cristão, um dia.

JOVEM


Se todo moço cuidasse
de nessa escola querida
não faltar à sua classe
seria feliz na vida.

ADULTO


Se toda adulta pessoa
esta escola freqüentasse,
veria quanto ela é boa,
quanto fruto dela nasce!

TODOS


Amigos: apresentada
aos homens, à garotada,
a Escola Dominical,
vos dizemos afinal:

“Vinde todos aprender
ensinamento profundo.
Venham todos se inscrever
na maior escola do mundo!”


QUEM É O PROFESSOR(A) DA ESCOLA DOMINICAL
(Homenagem aos professores da nossa Escola Dominical)..............................Ana Maria Prado

(Classe ...) A diretoria da Escola Dominical tem grande responsabilidade, 
diz a palavra de Deus: “ não havendo sábia direção, o povo cai” (Pv.11.14
 e Ec.10.16).

(Classe ...)
 O professor(a) da Escola Dominical possui muitas qualidades, 

entre as quais: ser aplicado na palavra de Deus, nas suas histórias, suas 
doutrinas e assuntos necessários ao bom desempenho de sua missão.
TODOS - O aluno é o elemento mais importante da Escola Dominical. A 

escola existe por causa dele.

(Classe ...)
 A posição espiritual do professor(a), é de honra e 

responsabilidade, pois ele ensina por amor a Deus, por gratidão a
 Deus e porque Deus ordenou (Mt. 28.19-21).

(Classe ...)
 O professor(a), tem propósitos no ensino: ganhar almas 

para Jesus, desenvolver a espiritualidade dos alunos e treinar os alunos 
para a vida e para o serviço do Mestre.

(Classe ...)
 O professor(a), deve ter preparo espiritual (l Pedro 3.15), 

intelectual, social, físico, ser disciplinado, paciente, dedicado, 
comprometido e pontual.

(Classe ...)
 O material usado pelo professor(a), envolve a Bíblia, a 

revista da Escola Dominical, o esboço da lição, as fontes de consulta, 
a arrumação da sala, as boas vindas aos alunos e visitantes, os 
cumprimentos aos aniversariantes e a oração constante.

(Classe ...)
 O professor(a) tem seus métodos de ensino, podendo 

ser a preleção (Mt. 5.1), perguntas e respostas, o método de discussão, 
da leitura, das tarefas, o demonstrativo e o audiovisual.

(Todo o Departamento Infantil)
 O professor(a) pode usar como 

acessórios de ensino: quadro, gravuras, flanelógrafo, projetor, 
transparência, slides, mapas bíblicos, livros de trabalho, manuais, lápis 
de cores e cartolina.

(Classe ...)
 O professor(a) precisa ser crente fiel, vestir a camisa de 

discipulador de Cristo, assíduo, preparar-se com antecedência para as 
aulas, e entender a Escola Dominical como prioritária e fundamental na 
construção do reino de Deus.

(Superintendência)
 Afinal a Escola Dominical, está trabalhando no 

sentido de levar seus alunos à estatura e semelhança de Cristo 
(Ef. 4. 11-16) e para isto os professores são guia e modelo. O que 
ensina, esmere-se em fazê-lo (Rm 12.7b).

TODOS
 - “Queridos professores da Escola Dominical da Igreja 

Presbiteriana de ...., nós agradecemos a Deus por suas vidas e somos 
gratos por todo o ensino que nos têm dispensado. Abençoados sejam 
vocês pelo Senhor, constantemente, por tudo que fazem por nós!”

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