quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ainda antes que houvesse dia, Eu Sou




Ainda antes que houvesse dia, Eu Sou
Isaias 43.13



B. NVI – “Desde os dias mais antigos Eu Sou não há quem possa livrar de minha mão agindo Eu, quem o pode desfazer”.
TEB – Sim, doravante, Eu Sou: ninguém liberta da minha mão; o que Eu realizo, que poderá reverte-lo.
B. de Jerusalém – Desde toda a eternidade Eu Sou; não há ninguém que possa livrar da minha mão: quando faço, quem poderá desfazer?.

Autor: Isaias  /   Data: Cerca de 700 – 680 a.C.  /  Tema: Juízo e Salvação.
Isaias sig. “O Senhor Salva”

Introdução:
O ministério profético de Isaias começou no ano que o rei Uzias de Judá morreu, e atravessou os reinados de Jotão, Acaz, Ezequias (cerca de 739-601 a.C.) Durante esse tempo a Assíria esmagava o vizinho de Judá, Israel, e devorava sua população. A pequena Judá foi ela mesma, invadida por Senaqueribe, mas sobreviveu. Foi durante esse tempo, crítico e perigoso, que Isaias registrou os seus sermões clamando por renovação espiritual e moral, e suas visões exaltadas do fim da história e as bênçãos as quais Deus tinha intenção de prover para os Seus.

I – ATRIBUTOS INCOMUNICAVEIS DE DEUS
a.    Perfeição. “O caminho de Deus é Perfeito” (Sl 18.30)
“Porventura, alcançarás os caminhos de Deus ou chegarás à perfeição do Todo-poderoso?”
(Jó 11.7)
b.   Espiritualidade. “Deus é Espírito” (Jo 4.24) – Um espírito é uma substância imaterial, invisível e indestrutível. “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amém (1 Tm 1.17)
c.    Infinidade. Não há barreira nem limites na natureza do Todo-Poderoso. “Grande é o Senhor e mui Poderoso; o seu entendimento não se pode medir (Sl 147.5)
d.   Eternidade. O conceito de eternidade é de duração infinita de tempo, sem início e sem fim: “O teu trono está firme desde então; tu é desde a eternidade”(Sl 93.2) “Mas tu és o mesmo, e os anos nunca terão fim” (Sl 102.27)
e. Imutabilidade. Tudo na vida muda; transforma-se; (é o principio de Lavoisier Considerado o pai da Química). Até mesmo o Céu e a Terra mudam e envelhecem, mas Deus permanece o mesmo. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.
Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão”.
 
Hebreus 1:10-12
f.  Presciência. Deus conhece  o fim desde o começo, Ele está presente na eternidade.
Isaías 46:9-10.
“Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade”.
Salmos 139:1-5
“SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão”. 
g. Onipotência ‘El Shaddai’. O termo significa “ter todo poder, ser todo-poderoso”. “Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; não te é maravilhoso demais coisa alguma”. Jr. 32.17.

II – ATRIBUTOS COMUNICAVEIS DE DEUS.
  1. Santidade. pois está escrito:"Sejam santos, porque eu sou santo". 1 Pe 1.16
  2. Verdade e Fidelidade. “Eu Sou o caminho a verdade e a vida” Jo14.6
  3. Amor. “Amaras o Teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.39).
  4. Bondade. Mas Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo Morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Rm 5.8
  5. Justiça. Deus é um juiz justo...” Salmos 7:11
  6. Sabedoria. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”. Tiago 1:5.
Fonte
Extraído do Livro "101 Esboços e Sermões" do Pr. Jonas Freitas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

2ª Grande Festividade do Departamento de Senhores


Igreja Evangélica Assembleia de Deus 
em Porto Calvo - Alagoas
Preletor do dia 29  de Abril
Pr. Jonas Freitas
AD em Boa Vista - PB

O SENHOR É A MINHA LUZ



Davi, o grande rei de Israel canta no Salmo 27.1a "O Senhor é a minha Luz". Entre os muitos atributos de Deus cantado por Davi, e, entre muitos títulos dado ao Senhor pelo homem segundo o seu coração, neste salmo ele diz que o Senhor É A SUA LUZ. É muito bom termos Deus como nossa luz, pois, as luzes que nos ilumina neste mundo, seja ela do astro rei, ou elétrica, ou de qualquer combustível um dia se acabará, mas, a luz do Senhor jamais se desvanecera. João o evangelista também disse isso do Senhor Jesus no capítulo 1o do evangelho por ele escrito e no versículo 4: "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens". A palavra luz usada aqui vem do grego "foz". Isso quer dizer que Jesus é a fonte da luz, e não apenas o reflexo dela. Dele emana toda luz. Somos iluminados por ele. Por isso a necessidade que temos de Deus. Quem é que pode sobreviver sem luz? A resposta é obvia, ninquém. O mundo insiste em viver sem Deus. Pensam os homens que podem sobreviver apenas com tênue luz da ciencia e da filosofia. São reflexos de luzes tão opacas que de tempos em tempos, vem um novo cientista e desfáz tudo o que o outro falou ou escreveu. Deus é diferente, tudo o que foi dito, tudo o que foi escrito, tudo o que está programado, quer o mundo queira ou não, se cumprirá cabalmente. A sua luz não sofre mudança nem sombra de variação (Tg 1.17). Andando sob a égide dessa luz, caminharemos seguros, pois o proprio verbo encarnado disse: "Quem me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8.12). A luz esclarece, a luz dissipa o caos. Um dia tudo será esclarecido pela verdade da luz de Deus. Não nos preocupemos, apenas falemos a verdade. Um abraço a todos os que amam a Jesus
Pr Daniel Nunes - servo de todos

Mapa de Visitantes